Atividades na Ilha Grande


A Ilha Grande é coberta por vegetação nativa de Mata Atlântida e cercada por centenas de praias e duas unidades de conservação ambiental. A Vila do Abraão, onde se localiza a Pousada Riacho dos Cambucás é a maior e mais estruturada vila da Ilha. Aqui estão a maioria dos restaurantes e agências de passeio e de translados.

O visitante tem diversas opções de atividades: caminhadas por trilhas, passeios de barco, mergulhos, snorkel, caiaque, surf, pesca, bike, rapel, ruínas que contam a história da Ilha Grande. Destacamos os mais procurados abaixo:


PASSEIOS DE BARCO


:: Meia Volta a Ilha :: Lagoa Vrede - Lagoa Azul - Saco do Céu - Praia de Fora - Praia do Amor

Passeio de barco pelas praias voltadas para o continente. A navegação é feita por águas tranquilas e as paradas são em pontos propícios para a prática de snorkel. São visitadas as famosas Lagoa Azul e Lagoa Verde, com seus recifes de coral e concentração de peixes coloridos e com sorte vê-se tartarugas marinhas. O passeio faz uma parada no Saco do Céu, baía conhecida pela presença de estrelas do mar e por refletir as estrelas em noites calmas. Outras paradas surpresas são feitas, variando de acordo com a agência.


:: Super Sul :: Caxadaço - Lopes Mendes - Dois Rios - Ilha de Jorge Grego

O passeio Super Sul visita algumas das praias mais lindas da Ilha e mais difíceis de chegar por localizarem-se em mar aberto. Passa pela praia de Lopes Mendes, considerada a mais bonita da Ilha e segunda colocada no ranking do TripAdvisor entre as praias mais bonitas do Brasil. Seguindo à praia de Caxadaço, pequena baía de águas transparentes e com presença de peixes próximo aos corais. Em seguida visita-se a Praia de Dois Rios, local que abrigava até os anos 90 o presídio, hoje transformado em Museu. A praia, leva este nome por receber em cada ponta o deságue de um rio. Por fim o passeio faz uma parada na Ilha de Jorge Grego, local ótimo para a prática de snorkel.


:: Volta a Ilha :: Caxadaço - Parnacioca - Aventureiro - Meros - Maguariquessaba

Este roteiro, como o nome diz dá a volta completa na Ilha Grande. Visita algumas das praias mais bonitas, como Caxadaço, Parnaioca e a famosa Aventureiro. Depois faz paradas na praia dos Meros e na Lagoa Verde. É o passeio mais longo com cerca de 8hs de duração e sai apenas em dias de mar calmo e condições favoráveis de navegação.


:: Ilhas Paradisíacas :: Ilhas Botinhas - Ilha Cataguases - Praia do Dentista - Praia da Piedade - mais uma parada surpresa

Com este roteiro você vai visitar algumas das ilhotas mais próximas ao município de Angra dos Reis, todas elas com praias de água transparente e areia branquinha. São também bon pontos para a prática de snorkel. São as paradas: Ilha Cataguas, Ilhas Botinas, Ilha Gipóia, Praia do Dentista, Praia da Piedade e uma praia surpresa.


:: Praia Lopes Mendes :: Parada na Praia do Pouso com caminhada de 25 min até Lopes Mendes

Para visitar a praia eleita mais bonita da Ilha, você pode pegar um barco ou um taxi boat (pequenas lanchas rápidas) até a praia do Pouso. Dali, você caminha por uma trilha um pouco íngreme mas de dificuldade baixa, de 25 minutos até a praia de Lopes Mendes. São vários horários para ida e volta e você irá curtir a praia onde não há construções, apenas o contato do homem com a natureza. Poderá também conhecer a pequena encantadora Praia de Santo Antônio que fica logo ao lado.


Caminhadas


:: Praia Preta e Aqueduto ::

Praia Preta e Aqueduto (Circuito do Abraão)A Praia Preta está a apenas 15 minutos de caminhada da Pousada Riacho dos Cambucás. Caminhando pela praia do Abraão até a sua ponta esquerda você entrará na Área do Parque Estadual da Ilha Grande, onde encontrará uma trilha sinalizada que levará à Praia Preta. Seguindo pelo circuito, você poderá visitar ainda as ruínas do Lazareto, o Aqueduto, e o Poção, um pequeno poço de água doce onde é possível banhar-se. Também há os mirantes do Aqueduto e da Praia Preta com vistas panorâmicas da praia e das montanhas ao redor.


:: Abraãozinho ::

A caminhada para Abraãozinho passa por todas as praias do lado direito da Vila do Abraão. Caminhando até o final da praia e pegando a pequena trilha que começa justo ao final da praia, você passará pelas praias da Júlia, Bica, Estreita, Crena e em seguida chegará a Abraãozinho.


:: Dois Rios ::

Para chegar a Dois Rios caminhando você usará a estrada de terra por onde passam os carros oficiais da UERJ e do INEA, o caminhão do lixo e o ônibus escolar que atendem à Vila de Dois Rios. A caminhada leva cerca de duas horas e meia e é uma longa subida, seguida de uma longa descida. Ao longo do caminho você verá parte da Fauna e Flora presentes do Parque Estadual da Ilha Grande, entre eles os macacos Bugio, espécie que emite um som muito forte que se ouve ao longo da caminhada.


:: Pico do Papagaio ::

Este é o segundo ponto mais alto da Ilha e a caminhada mais difícil de ser realizada. São mais de 900 metros de altitude a serem percorridos em três horas em um trajeto bem íngreme, sendo praticamente uma escalada em certos pontos. A trilha até lá é rústica e é recomendada a contratação de um Guia local para conduzir os turistas até o pico, principalmente a noite. Alguns visitantes gostam de subir de madrugada para assistir ao sol nascendo lá de cima. A vista é panorâmica de quase toda a Ilha e de partes do continente.


Mergulho

A Ilha Grande é um ótimo lugar para a prática de mergulho. Seja livre com snorkel nos corais onde vivem peixinhos coloridos e tartarugas marinhas, seja o autônomo com cilindro em naufrágios. Há na Ilha oferta de cursos de mergulho em todos os níveis e mergulho batismo, aquele para quem nunca praticou e quer ter a sensação de usar o equipamento e respirar embaixo d´água. Entre os principais pontos de mergulho estão a Ilha de Jorge Grego e o Naufrágio do Navio Pinguino e do Helicóptero.






Ligue-nos:

(0xx) 24 3361-5694

Cel

(0xx) 24 98865-0629